Citroën Saxo 1.6 16V Cup
1999
Descrição
Citroën Saxo Cup, o mítico pocket rocket das estradas, com a designação Cup exclusiva do mercado português, equipado com o motor TU5 de 1,6L, duas árvores de cames à cabeça e 16 válvulas que desenvolve uma potência de 120cv às 6600rpm e 145Nm de binário às 5200rpm, para um peso de 935kg. A suspensão era mais baixa, e tinha umas barras estabilizadoras na frente e traseira mais grossas, para uma melhor adrência, além de contar com o poder de travagem melhorado com discos nas quatro rodas.
A designação exclusiva "Cup", (que aparecia no friso lateral de fundo vermelho) deve-se ao facto do Saxo ter sido usado em vários troféus monomarca, tanto na velocidade como nos ralis, denominado Saxo Cup.
Estes vinham com o kit estético mais desportivo e largo, ponteira de escape cromada e jantes especiais. Já no interior conta com padrão dos estafoso específico e painel de instrumentos de fundo azul a partir da Phase 1.5, como o exemplar aqui presente, com a grelha frontal mais redonda e farolins traseiros mais claros.
Este exemplar tem como equipamento direcção assistida, faróis de nevoeiro na frente, ar condicionado, tecto de abrir manual, faróis de regulação eléctrica, vidros e espelhos eléctricos, airbag para o condutor e passageiro. Estão presentes as duas chaves e todos os manuais presentes.
Além disso, tem ainda algumas alterações que o tornam mais interessante para uso em Track Day como o motor extraído do C2 VTS, pá de admissão, suspensão frontal coilover com amortecedores GAZ, amortecedores traseiros Koni e Jantes de 15" da Phase 2 com pneus 195/45 R15 abrevadas.